
A CAIXA DE PANDORA
- Daiane Batalini
- 28 de mai. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 28 de mai. de 2020
( MITOLOGIA GREGA- RESUMO)
A história conta que na época em que a humanidade foi criada por Prometeu, não havia guerras ou crueldades, uma curiosidade é que a humanidade se resumia apenas em homens e possuíam a dádiva da juventude, no qual amadureciam mas não envelheciam, assim não havia a necessidade de reprodução.
Zeus era o deus soberano e não permitia que os homens possuíssem habilidades, ele proibiu que utilizassem o fogo e àquele que os dessem este elemento seria cruelmente castigado. Mas, Prometeu como o criador dos humanos ficou com raiva pelo fato de os homens não poderem exercer habilidades importantes, então ele decidiu roubar o fogo de Hefestos e entregar aos homens.
Mas, Zeus ao perceber o acontecimento, ficou furioso e pensou em um castigo ardiloso para Prometeu, portanto, pediu para Hefestos criar uma “mulher”, ela seria apenas o começo de sua vingança.
No entanto, Prometeu sabia que Zeus estava arquitetando algum castigo cruel, então ele foi se despedir de sua esposa e do filho recém-nascido.
Logo, Zeus o acorrentou em uma montanha, no qual todos os dias vinha uma enorme águia devorar sua carne e suas entranhas. Mas, era ainda pior por Prometeu ser imortal e se regenerar toda vez e sentir todos os dias a águia se alimentando de seu corpo. Após alguns dias, Hefestos terminou sua criação, a mulher, e mostrando-a à Zeus o nomearam de “Pandora”, assim apresentou-a para todos os deuses, afirmando ser um presente para a humanidade. Então, Zeus pediu para que cada deus presenteasse Pandora com um dom. Afrodite deu-lhe a beleza; Atena as habilidades manuais; Apolo o canto; Poseidon a habilidade de nadar, mas Hera como cúmplice de Zeus a presenteou com a “curiosidade”.
Em frente aos deuses, Zeus pediu para que Pandora provasse sua confiança, ele lhe deu uma caixa e disse — para nunca abri-la.
Pandora foi para a humanidade e se apaixonou e casou com o irmão de Prometeu, o Epimeteu. Porém, a cada dia que passava a curiosidade dada por Hera ficava mais incontrolável, até que um dia Pandora não suportou a curiosidade de saber o que havia dentro da caixa e a abriu, liberando todo o mal que Zeus havia colocado dentro, espalhando-se pela humanidade: a fome, a tristeza, a crueldade e etc.
Contudo, a única coisa que restou na caixa fora a “esperança“. E, após esses acontecimentos, Zeus sugeriu que a humanidade fosse exterminada e uma nova raça melhorada fosse criada com a sua supervisão. Ele subiu até a montanha onde estava Prometeu e contou seu plano sem saber que ele era um profeta e podia se comunicar com um álibi. Então, Prometeu enviou uma mensagem a seu filho já crescido para que ele fizesse uma arca e se salvasse à si e a sua esposa.
Mas, seu filho sendo justo tentou alertar as pessoas pela calamidade que estava por vir, porém ninguém deu ouvidos à ele. Assim, fez sua arca e se foi, ao começar uma grande tempestade as pessoas começaram a se desesperarem, mas era tarde demais, o dilúvio começou.
Com isso, Zeus descobre a façanha dos dois sobreviventes e leva a situação aos deuses que ao saberem que são de corações bons os polpam às vidas. O dilúvio acaba e o casal começa a repovoar a Terra novamente. CURIOSIDADES:
(Esta história é contada de muitas formas e também acredita-se que a esperança também faz parte dos males do mundo).
Segundo Friedrich Nietzsche, “A esperança é o pior de todos os males, pois ela prolonga o sofrimento do homem”.
A famosa caixa na verdade era um ”jarro”.






Comentários